af3cc0f1-280b-45eb-9e88-ca51e0b790dd

Medo da Mudança

Qualquer mudança, seja de pais, emprego, carreira, envolve medo. Medo de não ser bem sucedido, medo de não ser capaz, medo de não se adaptar, medo de recomeçar do zero, medo do que os outros vão dizer. É normal sentirmos medo.
O medo serve para nos preparar para a mudança. O que não podemos permitir é que o medo paralise-nos ou contamine a nossa mente de tal forma, que apenas nos mostre o pior cenário. 

23/06/22 – Vidas sem Fronteiras

flavia_dubai

Mais uma mudança

É verdadeVoltei a mudar de país, e desta vez de continente. Sim! Estou no Dubai!

É a minha quinta mudança de país e a primeira vez de continente. Comecei em 2011, na Suíça (quando ainda não tinha filhos), voltei a Portugal. Em 2016, já com 2 filhos, retomei a minha vida além fronteiras. Primeiro Inglaterra, depois Suíça e desde Setembro: Dubai!

16/02/22 – Vidas sem Fronteiras

f_t

Um ano depois da Covid ter chegado cá a casa

Faz um ano que ouvi falar da Covid pela primeira vez. Aqui na Suíça os casos começaram mais cedo do que em Portugal.

Quando começaram as notícias de mortes e do número de infectados a aumentar, hipocondríaca como eu sou, comecei logo “stressar” e a “panicar”.


12/02/21 – Vidas sem Fronteiras

Saudade

Depois das festas, de regresso ao país que acolhe a mim e à minha família já há 2 anos, a nostalgia e a saudade voltaram a invadir o meu coração.

Sempre que terminam as férias em Portugal e estou a fazer as malas de regresso, este sentimento de tristeza e saudade teima em invadir a alma.

20/01/21 – Vidas sem Fronteiras

O preconceito de não trabalhar

Saí de Portugal quando o meu filho mais novo tinha 3 meses e a mais velha 2 anos. Tinha 36 anos.

Desde os meus 22 anos que sempre trabalhei em grandes multinacionais, a maioria das vezes mais de 9 horas por dia, sempre a dar o meu melhor.


20/01/21 – Vidas sem Fronteiras

3

Um conselho

Para mim, o primeiro ano e meio foi duro, custou-me a adaptação a todo o sistema e cultura.

Alem do mais, vivia numa vila muito conservadora e com poucos estrangeiros. Mas depois de estar integrada na comunidade, adorei a experiência.

20/01/21 – Vidas sem Fronteiras

Voluntariado em Inglaterra

Após quase 2 anos de estar instalada em uk e de já ter algum tempo disponível para mim (a minha filha de 4 anos já estava na escola o dia todo e o mais novo já frequentava as manhãs na creche), senti que a minha cabeça precisava de se afastar por uns momentos das tarefas domésticas e de fazer alguma coisa para mim.

20/01/21 – Vidas sem Fronteiras